viernes, 14 de agosto de 2009

Depoimento-Testimonio Ana María Díaz





Fico feliz em poder participar da comemoração do centenário do nascimento do Mestre Liu Pai Lin com este depoimento sobre os resultados que obtive da prática de Tai Chi Pai Lin.
Realizo os treinamentos há aproximadamente 24 anos, com o Mestre Liu Pai Lin, seu filho Mestre Liu Chih Ming, e com Jerusha Chang.


Relato sobre a remissão total de um adenoma de hipófise, confirmada por resultados de tomografia axial computadorizada.

No ano de 1985 iniciei com o Mestre Liu Pai Lin as práticas do tai chi e dos treinamentos interiores taoístas. Vivi na cidade de São Paulo por mais de um ano.

Um ano antes recebera o diagnóstico de um Adenoma (tumor benigno) de hipófise, confirmado por uma tomografia computadorizada. Os principais sintomas eram interrupção da menstruação, fraqueza e falta de energia. O diagnóstico indicava "um provável Adenoma de hipófise", que ocuparia 1/3 do lado direito da "sela túrcica" (formação óssea no interior do crânio).
O diagnóstico foi apresentado e confirmado por quatro instituições reconhecidas da cidade de Buenos Aires. Todas coincidiram ao indicar como tratamento um tipo de cirurgia inovadora nessa época, realizada através do nariz, sem a abertura do crânio

Com muitas dúvidas sobre a operação, consultei o Mestre Liu Pai Lin através de uma amiga residente em São Paulo. Ele disse: "Como não é um tumor maligno, é importante fazer um cura natural pelos exercícios e treinamentos interiores taoístas." Se conseguisse recuperar a menstruação e mantê-la constante durante pelo menos 6 meses, poderíamos falar de evitar a cirurgia. Foi assim que cheguei ao Brasil.

Isto tudo mudou minha vida, realizei muitas mudanças com o apoio do entorno emocional propício e do acolhimento afetivo do Mestre e de seus discípulos.
Fiz uma mudança da alimentação total, passando do vegetarianismo radical a comer de tudo, com moderação.
Esta mudança foi indicada também pelo Mestre Liu Chi Ming, com quem fiz tratamentos complementares de acupuntura e de fitoterapia. Destaco o aprendizado da massagem TUI NA DA BARRIGA, que aprendi a realizar em mim mesma diariamente e pratico até hoje.
Após aproximadamente quatro meses de treinamentos e de terapia, recomecei a menstruar, ainda com algumas interrupções. A partir dos seis meses, a menstruação retornou ao normal, prosseguindo com regularidade até hoje. Assim, a Cirurgia foi descartada.

Atualmente vivo na Argentina, onde ensino Tai Chi.
No mês passado, estimulada por minha médica clínica, fiz uma nova tomografia computadorizada. O resultado foi “impressão sem evidências de alterações encefálicas.”
Foi uma surpresa, pensei que o adenoma poderia ainda existir, mesmo sendo assintomático. A doutora disse que não seriam necessários mais estudos neste momento.

Este depoimento sintetiza uma história vivida desde 1983, quando participei do primeiro seminário com o Mestre Liu Pai Lin na Argentina.

Agradeço à Linhagem e aos Mestres por todos os benefícios que recebi nestes anos.
Minha afeição a todos os companheiros de práticas.


Ana María Díaz
Professora de Tai Chi Pai Lin em Mar del Plata, Argentina
Dezembro de 2007


Publicado no journal chines para el centenario del Maestro liu pai lin

No hay comentarios:

Publicar un comentario